segunda-feira, 25 de maio de 2009

Um propósito para a vida, não significa uma vida com propósitos


Talvez você não esteja entendendo o título desse artigo, mas deixe eu explicar. Alguém pode ter como um propósito para a vida ser um excelente advogado, defender grandes causas, lutar pela verdade..e mesmo assim continuar vivendo uma vida sem propósitos... alguém pode ter como um propósito para a sua vida, ser um médico(a), trabalhar para trazer saúde as pessoas, e mesmo assim, ainda viver uma vida sem propósitos... alguém pode desejar se tornar um pregador(a) do evangelho e assim ser, mobilizar multidões... e mesmo assim, ainda viver uma vida sem propósitos.
Uma vida com propósito se inicia em nós quando nós iniciamos a compreensão de , não tem nada a ver conosco.. tudo tem a ver com Deus. Jamais será a realização pessoal de alguém, a satisfação no que faz, ou até a alegria de qualquer pessoa...Não..não é exatamente isso.
Uma falácia dos livros e programas de auto ajuda é o fato de que tudo começa com você e tem a ver com você e termina em você. De uma forma ou de outra todos eles vão dizer a mesma coisa...” Olhe dentro de você, siga seus sonhos, seja disciplinado, siga estas ou aquelas regras... e deixe eu dizer a você algo..na maioria das vezes são coisas positivas e se seguidas podem mesmo levar alguém ao sucesso..
Apenas me compreenda agora. Desde quando o sucesso tem a ver com o propósito da vida de alguém? Não vou listar os inúmeros casos de pessoas altamente bem sucedidas, consideradas por todos como pessoas de sucesso que já tiraram a sua vida ou ainda as mantêm ...mas com a mesma e grande interrogação: “ qual o propósito de minha vida?”
O propósito de nossas vidas somente existe quando olhamos na perspectiva do criador.. se Ele nos criou, tinha um propósito em mente e quando alinhamos os nossos sonhos, os nossos mais profundos desejos com o propósito dEle, ai sim, a nossa vida começa a ganhar sentido e ter um propósito definido. Viver o propósito para o qual Deus nos criou.
Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, Ef 1:11
A Bíblia diz que Ele nos criou com pelo menos 5 claros e definidos propósitos e nisso estará a nossa realização plena. Adoração/Serviço/Discipulado/Comunhão/Missão.
Nasci para que isso fosse verdade em minha vida. Glorificar a Deus, servir ao próximo,crescer à imagem de Cristo, ser parte de uma família da fé e propagar a boa nova transformando esse mundo em um mundo melhor.
Nesse sentido, você pode ser parte de um clube, de uma associação, ser bem sucedido, fazer muito dinheiro..mas se não viver Alinhado com os propósitos do seu Criador... você pode até ter um propósito para a sua vida, mas ela nunca será uma vida com propósitos!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Não se iluda, Deus não se deixa escarnecer


Quem zomba dos pobres mostra desprezo pelo Criador deles; quem se alegra com a desgraça não ficará sem castigo. Pv 17:5


Todos nós ficamos impressionados com as chuvas que destruíram quase que cidades inteiras no sul/sudeste do país no final do ano passado. A mobilização nacional foi imensa e muitas toneladas de donativos foram entregues. Até aqui tudo bem, estamos vendo o ser humano em sua capacidade de superação e auxílio. Mas surge a notícia absurda. Um empresário Catarinense recolheu toneladas destes donativos e os vendia a comerciantes e a terceiros.
Veja os dados daquela tragédia: As chuvas de verão que castigaram o país desde Novembro do ano passado deixaram um saldo impressionante: 200 pessoas morreram e quase 200 mil ficaram desabrigadas ou desalojadas com as enchentes. Centenas de municípios decretaram situação de calamidade e, apesar de não se saber exatamente o valor do prejuízo, ele pode passar da casa dos bilhões.
Quem se alegra coma desgraça, que lucra com a miséria faz pouco caso do criador e não ficará impune. Mas é difícil imaginar que alguém possa viver em paz, deitar sua cabeça sobre o travesseiro enquanto lucra em cima da desgraça humana , das lágrimas de famílias que tudo perderam, que deixaram suas casas com a roupa do corpo, que viram seus bens serem levados, parentes desaparecerem diante de seus olhos imergidos na imensidão daquelas correntes de água...
Não, não consigo imaginar que alguém possa fazer isso.. mas é o que vivemos nesse país sem Deus, sem leis para alguns e comandado por pessoas que se beneficiam da miséria de outros. Não se iluda, Deus não se deixa escarnecer. Hoje o estado do Maranhão está debaixo dágua, enquanto isso a briga dos caciques políticos que exploram esse povo é travada nos tribunais. Brigam pelo poder.. poder fazer algo em beneficio de si próprios. Verdadeiras dinastias, clãs que poderiam ter outros nomes.
Continuo crendo que somente Deus pode dar o futuro que esse país precisa e para isso, Ele precisa de homens e mulheres tementes, honestos, éticos e verdadeiros. Enquanto acordarmos a cada dia com notícias desse tipo, com empresários dessa estirpe, com pessoas com esse coração... continuamos de joelhos em oração e de pé e vigilante pois a cada 4 anos nossa escolha é feita.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Tribunal do Rio de Janeiro afirma direito dos heterosexuais



Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro afirma que heterossexuais têm o direito a entender que a homossexualidade é um desvio de comportamento, uma doença
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro ao julgar uma apelação em Ação Popular contra o Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2002, com intuito de anular o repasse de recursos que financiava a “VII Parada de Orgulho Gay” em 30/06/2002, no então governo da Sra. Benedita da Silva, decidiu ser legitima manifestação pública contra o incentivo a homossexualidade.
A Justiça decidiu entre outras coisas em 01/04/2009, que é legítimo aos cidadãos heterossexuais, o direito de expressarem o seu pensamento a luz dos valores morais, éticos e religiosos, no que diz respeito a entender ser a homossexualidade um desvio de conduta, uma doença, algo que cause mal à sociedade humana, devendo tal comportamento ser reprimido e não apoiado pela sociedade.
Tal conduta não pode ser entendida como é crime ou ato discriminatório, pois é legítimo o direito de expressão de ambos os lados no sistema jurídico vigente.
O acórdão faz uma abordagem do legítimo direito das pessoas, com base nas garantias constitucionais (art. 5º) de liberdade religiosa de crença, consciência e culto, e liberdade de expressão de emitir suas opiniões, de forma pacífica, sem sofrer QUALQUER TIPO DE RESTRIÇÃO por parte do Estado ou grupo de minorias.
O Acórdão do Tribunal do Rio de Janeiro de forma direta é totalmente contrário à instituição de uma mordaça gay, pois os cidadãos são livres no seu pensar e agir, com base em sua fé e valores.
Assim, esta decisão judicial reforça mais uma vez as graves inconstitucionalidades que o PLC 122/06 (lei da homofobia) tenta inserir no sistema jurídico brasileiro, criminalizando opiniões em benefício de um grupo de interesses, com ofensas à lei maior.
A decisão é atual e coerente com os valores constitucionais da liberdade de expressão e consciência.
Espero que esta decisão do Tribunal de Justiça mais moderno do país auxilie aos Senadores a entender ser inconstitucional criar uma lei que criminalize opiniões no tocante a homossexualidade, logo o PLC 122/2006 deve ser REJEITADO por grave violação a Carta Constitucional e a boa redação e técnica legislativa.
Divulgue esta decisão jurisprudencial para que outros Tribunais tenham a mesma coragem de não se curvar a movimentos ou patrulhamento de grupos contra o estado democratico de direito e a liberdade de expressão.


Veja o teor parcial do acórdão:
“...Contudo, também, não se pode negar aos cidadãos heterossexuais o direito de, com base em sua fé religiosa ou em outros princípios éticos e morais, entenderem que a homossexualidade é um desvio de comportamento, uma doença, ou seja, algo que cause mal à pessoa humana e à sociedade, devendo ser reprimida e tratada e não divulgada e apoiada pela sociedade. Assim, não se pode negar ao autor o direito de lutar, de forma pacífica, para conter os atos sociais que representem incentivos à prática da homossexualidade e, principalmente, com apoio de entes públicos e, muito menos, com recursos financeiros. Trata- se de direito à liberdade de pensamento, de religião e de expressão....”


Tribunal de Justiça-

Décima Primeira Câmara Cível

Apelação Cível nº. 2008.001.65.473 Relator:Desembargador Claudio de Mello Tavares

terça-feira, 12 de maio de 2009

O sincretismo de um povo


Acabo de assistir um noticiário na TV e em seguida entra o programa de variedades. Ainda sentado na mesa, sem sequer ter levantado para desligar o aparelho, ainda escuto : “ ... estou aqui nesse caminho cheio de natureza, verificando se está tudo em ordem, porque amanhã receberemos aqui a Nossa Senhora de Fátima e é muito importante ver se está tudo certo.. dai, continua ... estou agora entrando em meu espaço Zen, onde sou recebida por um Buda que me foi doado por meu chefe, já está repleto de rosas...”
Sincretismo, é quando existe um amalgama de crenças, uma mistura de doutrinas diferentes. É quando por exemplo as baianas do candoblé, lavam as escadarias da igreja do Senhor do Bonfim, é quando me ajoelho diante da imagem de Cristo e na sexta feira recebo os passes na mesa branca, é quando carrego comigo as fitas do Senhor do Bonfim, mas não largo minha estátua de Krishna...
Nossa nação é uma nação sincrética e isso se dá por vários motivos, mas principalmente pela proibição feita aos escravos de adorarem seus ídolos, o que os levou a darem aos mesmos nomes dos santos católicos, foi assim Conceição se tornou Iemanja ...
Essa atitude sincrética é comum na sociedade brasileira em praticamente todas as áreas. Somos “ sincréticos” na política que é marcada pela nítida ausência de uma ideologia partidária, somos sincréticos no estilo de vida, juntos formamos um caleidoscópio de tendências . mas isso, nem sempre se constitui um problema, na realidade pode mostrar a diversidade cultural da nação com suas origens variadas e a recepção de grandes imigrações.
No entanto, volto ao caminho “Zen” por onde vai passar a “ Nossa” senhora da conceição e que lá Buda a espera de pernas cruzadas e braços distendidos. Nesse particular vejo no sincretismo a ausência de fé, onde alguns poderiam ver a sua presença em demasia. Segundo a Bíblia, Fé é a certeza das coisas que não vemos , mas o sincretismo mostra a ausência de fé quando “ apela” para diferentes deuses, divindades, crenças, ritos e religiões.
O cristianismo não se admite na perspectiva do sincretismo. Pode parecer difícil para alguns entenderem, mas Jesus Cristo é inclusivo no seu amor, largo em sua misericórdia, grande em compaixão... mas é exclusivo quando se trata do caminho ao Pai celestial.
Na realidade, foi Ele mesmo quem disse “ Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim...Jo 14:6. Essa é a exclusividade, a do caminho, do meio de acesso a Deus Pai. Quando ministrava aos seus discípulos nos momentos finais de sua vida terrena ele disse “ sem mim, nada podereis fazer...” Jo 15:5
Uma nação que busca ser abençoada por Deus deve estar atenta aos seus valores e a espiritualidade é o principal deles. A Bíblia nos ensina que “ Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor” . Espero ainda que o sincretismo seja um dia apenas uma expressão cultural, que mostre a diversidade de nosso povo, mas que no tocante a espiritualidade, Jesus possa ser um dia glorificado como único e suficiente salvador.