quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A Reforma protestante e a minha vida


No dia 31 de Outubro de 1517 o monge Martinho Lutero oriundo de um mosteiro agostiniano , afixou às portas da Igreja do Castelo de Wittenberg, local onde se costumava colocar avisos da Universidade, suas 95 teses que combatiam a corrupção e a decadência doutrinária na Igreja de então. Esse ato, deu origem ao movimento chamado de Reforma Protestante.
Mas o que a Reforma Protestante tem a ver com a minha vida cristã hoje? Deixe-me responder isso em 4 partes que na realidade constituem as colunas desta reforma.
1. Sola Gratia (somente a graça) Ef 2:8
Lutero, na leitura apurada da Bíblia, percebeu que a salvação era exclusivamente uma ação da graça de Deus. E assim entendemos que não somos salvos pelas obras, por aquilo que fazemos. Isso tem a ver com a sua vida, pois todo esforço que você puder fazer, toda obra que efetuar, toda boa vontade que desenvolver, não lhe levará ao céu, não lhe trará a salvação da alma. Somente a graça de Deus pode fazer isso. Isso tem a ver com a minha vida e espiritualidade!
2. Sola Fide ( Somente a fé) Ef 2:8b
A Reforma protestante afirmou que a salvação é exclusivamente recebida pela fé. Hb 11:1, ...a certeza das coisas que não vemos. Hoje existem muitas crenças baseadas em pessoas e coisas palpáveis, a fé salvadora é a fé no Deus invisível. Isso tem a ver com a minha vida e espiritualidade!
3. Solo Christus ( Somente Cristo)
Existem muitos tipos de fé. Pessoas tem fé em pirâmides, em duendes, em santos, na vida, em si mesmo... Mas segundo a Bíblia a única fé salvadora é a fé em Jesus Cristo. Confiando nEle e entregando a vida em suas mãos , qualquer ser humano será a salvo. A fé em Jesus Cristo como Filho de Deus e único salvador. 1 Tm 2:5. Isso tem a ver com a minha vida e espiritualidade!
4. Sola Scriptura ( Somente a Escritura)
Da mesma forma que existem muitos tipos de fé, existem muitas fontes que procuram falar de Jesus. Textos apócrifos ( não autorizados), literatura de outras religiões e mais recentemente, a literatura de auto-ajuda tem procurado falar de Jesus Cristo e dizer o que ele não disse, além de deturpar o que ele disse. Isso tem a ver com a minha vida e espiritualidade!
Comemoramos esta semana o aniversário da reforma, são 492 anos, mas nunca podemos perder de vista o que isso significou para cada vida humana. Um povo sem história é um povo sem identidade, e quando a história se confunde com a história da salvação, ganha ainda mais importância. Em muito a reforma do século XVI contribuiu para a sociedade, a ética, a justiça, a democracia, a liberdade de expressão... Tudo isso tomou um novo fôlego com o advento da reforma da igreja.
Que Deus nos ajude a mantermos sempre acesa a chama e o “espírito” da reforma e nos inspire cada vez mais a lutarmos por ideais nobres e pela causa de Deus neste mundo.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Trecho da Mensagem "cada filho é singular" 3a da série "Ensina teu filho" na PAES domingo 24.10.2009


Me digam se vocês já ouviram esta frase algum dia? Meu Deus porque esses meninos são tão diferentes se eu os criei do mesmo jeito, da mesma maneira, com o mesmo tratamento, mesmo amor, na mesma igreja, mesmos amigos etc...
Já ouviram isso? Pois bem.. deixe eu dizer algo a você que talvez você nunca tenha atentado. Talvez esse seja um de nossos maiores equívocos? Qual? Criá-los da mesma forma! Claro que o amor deve ser o mesmo, a atenção a mesma, mas para cada criatura existe algumas particularidades que devem ser bem percebidas caso contrário estaremos tentando nivelar o que não se pode.
Pois bem, por isso eu quero hoje, na 3ª mensagem desta série " ensina teu filho", falar sobre “ Criando filhos singulares” esteja atento(a) hoje você pode sair daqui com dicas importantes..


1. Preciso discernir que existe singularidade nos temperamentos
Não é verdade isso? Você já discerniu? Ótimo, mas como você age com cada um deles? Uma das coisas que podemos fazer é isso preste atenção
Fuja dos rótulos
Rótulos existem para aquelas coisas que são produzidas em série, latas de cerveja, garrafas de refrigerantes , remédios e tantas outras coisas seguem assim , com rótulos. Elas estão em uma prateleira e você pega qualquer uma delas e usa, simplesmente porque o que há em uma há em todas as outras 100 mil daquela série.
As vezes agimos com nossos filhos como se eles tivessem vindo de uma produção em série, o risco disso é tratar todos eles da mesma forma, dizer as mesmas coisas, abordar de um mesmo jeito e estamos fazendo isso com criaturas que percebem as coisas de uma maneira as vezes, totalmente diferente!
Não esquecendo que muitos dos comportamentos que eles assumem são temporários fazem parte de uma fase transitória e quando rotulamos eles assumimos o risco de tornar aquilo um fardo permanente. Coisas do tipo : Maria é chorona, Paulo é um menino difícil, Carlos é o mais inteligente, Tiago é o bagunceiro, Júlia está sempre doentinha, Lucas é atrapalhado e por ai vai.
Mas existe algo mais grave, muitas crianças tem dificuldade de se livrar das algemas que lhe são colocadas e consideram mais fácil adaptarem-se às características que os pais insistem em classificá-las, desistindo de buscar novas alternativas ou de tomar iniciativas para se livrarem do rótulo. Afinal, se os pais decidiram que é assim, assim será.
E perceba isso, não estamos ressaltando apenas os absurdos rótulos pejorativos de “bobo, desastrado, imaturo, incapaz” e tantos outros, qualquer rótulo é prejudicial, principalmente quando se torna recorrente. Até mesmo rótulos considerados positivos podem ser um peso excessivo para a criança. Por exemplo, uma garota de oito anos que era a certinha, a inteligente, a menina perfeita. Até a professora assumiu estas características como um exemplo a ser seguido por todos os demais, e todo dia era a mesma ladainha: “vejam as notas excelentes, o comportamento impecável”. Assim, a menina nunca teve a chance de fazer algo errado entendendo-se aqui o “errado” como coisas típicas de uma menina de oito anos, pois tinha sido, sem escolha, eleita como modelo.
Rotular é limitar, é determinar características que provavelmente não serão duradouras ou definitivas. Rótulo é para embalagem de produtos, mas é preciso lembrar que crianças não são produtos para consumo
Abandone as comparações sistemáticas
Acho que ninguém nunca ouviu isso, mas, em todo caso...
“.. na sua idade eu já estava com 3 filhos e trabalhando..”
“ veja como sua irmã faz..”
Especialmente porque os tempos mudam as coisas ganham outro sentido... no meu tempo haviam palavras que mudaram de significado por ex.
Namorar ( 70´s 80´s) – ir duas vezes por semana na casa da namorada
Namorar (90´s 00´s) – se encontrar todos os dias na rua, na escola, na faculdade, na noite,na balada, na casa dos pais, na praia, dormir na casa dele(a), morar juntos etc...
Ficar (até os 90´s) – frase usada por D Pedro I quando não teve opção e porque aqui era melhor, tinha praias quentes e mordomia ele resolveu ficar no Brasil. Diga ao povo que fico...
Ficar ( oo´s) – Vide namorar nos anos 90´S)
Comparar, se for eventual e com propósito pode ser positivo, mas nunca dessa forma, que via de regra é pejoritária e negativa... Fiz uma pesquisa e retirei esse depoimento,veja isso:
Meu maior problema é o relacionamento com minha mãe. Sou a filha do meio Tudo que faço é comparado com a irmã mais velha ou a mais nova. Isso me deixa sem personalidade, e o pior, eu já não sinto tanto carinho pela minha mãe. Recebo mais carinho e compreensão de amigos do que em casa. Às vezes acredito que nasci sem ser desejada
É importante que cada pessoa tenha a certeza de que ela é singular e isso faz bem.. Deus nos trata assim, de maneira singular, Ele faz algo comigo que não faz da mesma maneira com você e isso se dá devido a nossa maneira única de ser e pela compreensão de um Pai perfeito e compreenssivo... esse é nosso exemplo
Respeite as limitações individuais
Dentro dessas comparações, vem a incompreensão pelas limitações de cada um, você tem maturidade suficiente para não ser algoz de seu filho e sim um colaborador em seu crescimento
você tem maturidade suficiente para perceber suas limitações, basta olhar para a sua própria vida e crescimento. Você tem muito a ensinar a seus filhos sem ser necessário explorar a suas limitações. Ao contrário devemos compreendê-las e fortalecê-los a partir do conhecimento dessas limitações. Se eles tem limitações em relacionamento que ajude ele a se relacionar, se tem limitações em aprendizado, não adianta ficar chamando ele de Burro, e sim investir tempo ajudando-o a aprender de outras formas... Veja o que diz a Bíblia nesse particular
E todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante. Is 54:13
Filhos ensinados do Senhor são filhos ensinados com amor e compreensão assim como Deus nos ensina, sem rótulos, sem comparações e em tudo, compreendendo nossas limitações.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ANGLICANOS INDO PARA ROMA? NÃO EXATAMENTE


Fui procurado por algumas pessoas que pediam esclarecimentos sobre a notícia da ida de alguns anglicanos para a Igreja Católica Romana. Confusas estas pessoas recebem uma notícia fraccionada e tendenciosa que visa gerar espanto e sensacionalismo. Mas de fato o que foi que aconteceu?
O papa Bento XVI, da Igreja Romana, emitiu uma Constituição Apostólica específica permitindo a criação de episcopados pessoais, semelhantes a outros casos já existentes como o dos militares. Estes episcopados poderão, a partir de agora acolher grupos de anglicanos tradicionalistas que desejem, mantendo alguma identidade própria, se abrigar sobre o guarda chuva romano.
Desde o ano de 1980, quando a Igreja da Inglaterra, que é parte da Comunhão Anglicana, autorizou a ordenação feminina à ordem de presbíteras ( pastoras) com isso, um grande número de extremos tradicionalistas anglicanos chamados de anglo católicos criou algo chamado de Comunhão Anglicana Tradicionalista (TAC), que continuou crescendo após o aumento do liberalismo teológico que incluiu algumas tentativas de ordenação de homosexuais praticantes. Nas últimas décadas, isso tem feito surgir várias jurisdições anglicanas dissidentes, conhecidas como “Continuantes”. Esses grupos totalizam cerca de 500.000 pessoas contra os quase 80 milhões de membros da Comunhão Anglicana sob autoridade do Arcebispo de Cantuária. São grupos minoritários que sempre existiram dentro dos anglicanos internacionalmente falando.
alguns anos a TAC vinha mantendo conversações com o Vaticano, buscando autorização para serem recebidos, seja como uma Igreja “Uniata” (como os maronitas, melquitas e caldeus, dos Ritos Orientais), seja como uma prelazia pessoal como o modelo da opus dei.
A opção do Vaticano, como se viu, foi por uma fórmula, digamos, menos autonomista. Tem acontecido de alguns grupos minoritários anglo-católicos, ultra conservadores optarem por seguir a via romana. Quanto à majoritária “frente credal”, ortodoxa, formada pelos evangélicos, pelos carismáticos, e amplos setores anglo-católicos (Fraternidade dos Anglicanos ConfessantesFCA), esse documento do papa nada irá representar, pois continuarão a lutar por um realinhamento da Comunhão Anglicana, mantendo a sua consciência de uma Igreja Histórica (católica), mas, ao mesmo tempo, Reformada (protestante).
Quanto à PAES, ela é parte da Diocese do Recife,vinculada a Igreja Anglicana do Cone Sul das Américas, está dentro do grupo credal, evangélico e carismático. Não entendemos a opção por Roma por ser, em nossa opinião e convicção teológica, um retrocesso histórico e um desvio doutrinário. Assim, a PAES pretende continuar sua missão evangelizadora e sua luta firme contra o liberalismo dentro da Comunhão Anglicana e fora dela, e procurando promover a evangelização do Brasil e do mundo, juntamente com seus irmãos evangélicos de outras denominações, pois como sempre temos afirmado: “Somos Crentes!!!”
Fonte: Artigo publicado pelo Bispo Robinson Cavalcanti (adaptado)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Trecho da 2a mensagem da série: Ensina teu filho.Domingo 18/10/2009

Muita coisa tem se falado sobre auto estima nos últimos anos.. especialmente nos livros de auto ajuda. Sabe qual é o problema com isso? Eles não dizem onde você está errado...praticamente o discurso é: você pode, você é capaz, você tem condições, o universo conspira por você.. e todas essas injeções de puro animo, mas sem base sólida e que não resultam em nada prático
Um bom número de pessoas só conhece uma maneira de elevar auto estima.. indo as compras!!! Eleva por alguns momentos e 45 dias depois provoca uma depressão.Falar de Auto estima virou uma lugar comum... tudo é motivo para baixar a auto estima.. Eu, sinceramente me satisfaço com o que Deus me diz ...
Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção. Sl 139:13
Não há nada que me traga mais auto estima do que coisas assim. Veja isso agora
Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: ‘Ele me enviou para buscar a sua glória entre as nações que saquearam vocês, porque todo o que tocar em vocês, toca na menina dos olhos dele’. Zc 2:8
Pense nesse universo... veja bem, quem criou tudo isso diz que nada se aproxima da importância que você tem..Portanto a criação de filhos com auto-estima elevada é algo relevante.. e uma importante contribuição que você pode dar aos seus filhos é convencer eles que eles de fato importam. Importam para você, para Deus, para outras pessoas, que são únicos e insubstituíveis... que eles tem valor, merecem respeito, que eles devem amar e serem amados e que seus sentimentos são importantes
Quantas crianças crescem sem senso de auto estima elevado porque seus pais são os primeiros a colocá-los para baixo... Como você pode exigir que alguém, “ dê certo” se você é quem está promovendo o fracasso deles dentro de sua casa. Eu não preciso contar aqui os vários casos de pessoas com problemas, e que estes problemas vêem de uma auto estima baixa e que assim é , por conta de um relacionamento doentio e opressivo de seus pais...
Uma criança pode desenvolver um senso de baixa auto estima que pode provocar a sensação de que a morte é melhor do que viver daquela forma... Suicídio já é a 2ª maior causa de mortes entre jovens de 15-19 anos. Afirma a Psicóloga Lara Ferreira Guerra em artigo na revista Psique.
Vale salientar, que oCor do texto adolescente com ideias suicidas e comportamento depressivo, geralmente, dá sinais e “avisos” de seus sintomas, como: diminuição da auto-estima...
Não tenho a solução de tudo, posso adiantar algo que ajudará seus filhos a terem auto estima elevada... confiança
Crie confiança por elogios
Você a essa altura da vida sabe que as palavras tem poder.. e sabe que elas podem levantar ou afundar uma pessoa. E a pergunta aqui é essa... o que você diz a seus filhos?
Pais isso tem um efeito positivo que não podemos medir. via de regra você é o herói de seu filho.. Gabriel, meu filho mais velho, quando era pequeno perguntavam a ele o que ele queria ser e ele de pronto respondia “ pai e pastor” . Pra ele, eu era tudo que ele queria.. e se eu era pai e pastor o que ele poderia desejar?
É possível destruir ou edificar uma criança pelas palavras. Muita gente multiplica esse mal nos filhos... O que você está dizendo para seus filhos? Digam palavras de afirmação para seus filhos.. digam 100, 1000, 10.000 vezes eu te amo.. você é importante, você pode fazer isso, você é capaz, Deus lhe criou com capacidade, você é linda aos olhos do pai...
Quanta coisa boa para ser dita e quantas ofensas saindo dos lábios de tantos pais...quanta coisa para se dizer e quanto silêncio nos lares, isolamento, falta de conversa...
A capacidade de seus filhos aumenta quando eles sabem que vocês acreditam neles...
2 anos atrás Matheus ganhou de presente uma viagem aos EUA e ele deveria ir sozinho. Eu e minha esposa Valéria Trememos. 12 anos apenas... mas dissemos a ele todo o tempo você pode filho, vai sair tudo bem , não há mistério, você fala inglês, você tem capacidade.. e diante dele parecíamos muralhas firmes. Quando ele atravessou o portão de embarque e saiu de nossa presença, olhamos um para o outro e dissemos o que foi que agente fez!!!! Não largamos de junto do telefone até que ele chegou no aeroporto de Los Angeles e telefonou. Nunca um voo foi tão monitorado na face da terra... sabe o que ele me disse depois? Pai, disse ele, o único momento que tive mêdo foi quando tentei falar com você e não consegui
Diga a seu filho tudo que você quer dizer... Quantos desses adolescentes frustrados estão se matando porque lhe faltaram palavras, incentivo.. quantos não deixam cartas dizendo que saíram desse mundo porque não se sentiam amados...você já disse isso aos seus filhos hoje?
Deus dá o exemplo no batismo de Jesus, o que ele disse diante de uma multidão:
Este é o meu Filho amado, em quem me agrado. Mt 3:17
Além de palavras você pode fazer isso até com um olhar
Crie confiança com seu olhar
Você sabe que um olhar pode mostrar reprovação, indignidade, alegria... um olhar é algo bastante poderoso e pode também ajudar você na criação de filhos completos...
A maneira que você olha para seu filho pode ser determinante no desenvolvimento de sua auto estima...Olhar de confiança, firmeza, podem elevar a auto estima
Eu tive um treinador que seu olhar dizia tudo... quando ele acreditava ele olhava nos olhos e você sabia que ele cria em você... Olhar de afeto, pode fazer com que ele se sinta amado(a)
Um olhar de amor e de aprovação pode valer muito mais do que todos os álbuns de fotografia podem conter e os acompanhará para o resto de suas vidas
Crie confiança com um toque
Pais especialmente escutem isso aqui.. não deixe passar um dia sem que você possa ter a oportunidade de dar um toque de afeto em seus filhos, um abraço, um beijo, rosto no rosto....!
Agarre-os...filhos sempre devem contar com abraços, com toques de afeto, embolar no chão ou na cama...Se você nunca foi um cavalinho para seu filho(a) você perdeu ou está perdendo uma grande chance de se fazer imortal...Não importa a idade de seus filhos haverá sempre um toque que demonstrará o quanto você acredita em seu valor...
Quando eu vejo um pai com os braços por sobre o ombro de seu filho, ou uma mãe abraçada com uma filha e vice-versa eu vejo ali o poder de um gesto que pode dizer muita coisa...
Crie confiança com seu respeito
Não se esqueça que a maneira que você trata seus filhos pode ser determinante para toda a existência deles. Respeito significa que você não o expõe em público, diante dos amigos e de outras pessoas. As vezes vejo pais que tentam mostrar autoridade sobre os filhos expondo-os
Sua autoridade, se de fato ela existe e foi conquistada, pode ser exercida pelo seu olhar...e depois em privado se trata dos detalhes. Respeite a opinião de seus filhos, eu sei que as vezes eles gostam de coisas que não fazem sentido para nós, mas não precisa fazer...
Lamentavelmente para muitos pais existe apenas uma maneira de criar filhos... e mostrar respeito...a violência da palmada...
Eu respeito tanto meus filhos que um deles se tornou torcedor do sport... nesse caso eu espero que seja apenas uma fase..rs Respeite seus filhos...

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O Tradicionalismo e a resistência ao novo...


Se você prega o evangelho em todos os aspectos com exceção dos assuntos que dizem respeito aos seus tempos, você não está pregando o evangelho
Martinho Lutero
Uma de minhas Bíblias tem aquele recurso das letras vermelhas quando as palavras foram ditas por Jesus Cristo. Acho interessante e digo porque. Porque as palavras de Jesus Cristo são , em ultima análise, o que há de mais importante em nossa caminhada como cristãos e como igreja. Por isso, presto bem atenção nelas, naquelas em vermelho...
Não sou um rebelde sem causa, não sou iconoclasta, anti-instituição, muito menos sou contra a tradição. A tradição é coisa boa, nos traz raízes, nos dá estabilidade, no faz lembrar que antes de nós, muitos viveram por essa fé e isso é muito bom de saber. Mas sou sim um ferrenho anti-tradicionalismo e explico porque. Vamos ao dicionário:
TradicionalismoApego às tradiçõese aos costumes antigos, doutrina que dá maior importância à tradição, sistema de crenças fundado na tradição.
Ora, por definição, preciso me colocar como não tradicionalista uma vez que minha fé, não está alicerçada em nenhuma tradição e sim nos ensinamentos que sairam dos lábios de Jesus, aquelas palavrinhas que estão em vermelho naquela minha bíblia. Entendo que existe uma tradição cristã e deve ser lembrada, mas nunca deve ser colocada em prejuízo da verdade e do sentido que Jesus deu às suas palavras, aquelas em vermelho, as que sairam dos Seus lábios.
A tradição, essa sim, é importante e o dicionário nos ajuda novamente. Veja isso:
Tradição ato de transmitir ou entregar, transmissão oral de lendas, fatos, costumes habitos, tudo que se sabe sobre uma transmissão de geração em geração.
Você percebe a diferença? Em suma, a tradição pode ser algo positivo já o tradicionalismo é algo negativo porque dá importância à tradição e não a essência. Dou um exemplo de prejuízo. Ouvi de um líder anglicano uma história que se passou em sua própria paróquia. Só havia um microfone e a leitura do evangelho, na tradição anglicana, é feita no centro da igreja e algumas igrejas ainda seguem isso. Mas o pastor disse que o microfone não podia ser retirado do pulpito e que ele deveria ler o evangelho no meio da igreja, por causa da tradição. O evangelho foi lido e poucas pessoas ouviram pois a acústica não favorecia. Veja bem, a essência aqui, é a leitura e compreensão do evangelho e o tradicionalismo foi insistir que o mesmo fosse lido onde a tradição mandava, no centro, mesmo em prejuízo da compreensão. Aqui, o tradicionalismo foi algo negativo, mesmo sendo a tradição algo positivo.
Hoje os mais apegados à tradição, que assim se tornam tradicionalistas estão espalhados em todas as denominações cristãs e isso dificulta, o avanço do evangelho.
Jesus, em letras vermelhas foi um combatente do tradicionalismo, daqueles que colocavam a tradição acima de tudo e perdiam o sopro de Deus esquecendo-se da essência. Nossos pais faziam assim e por isso fazemos também... quando visito igrejas no hemisfério norte e mesmo no Brasil, onde escuto muito das pessoas que aquela igreja é a igreja dos seus pais...logo percebo que na maioria das vezes , não é mais a igreja deles, mesmo eles sendo frequentadores regulares, perderam a essência, honram apenas a tradição, se tornaram tradicionalistas.
Na crise que vive o anglicanismo, falo dele por ser parte dele, muitos não tem deixado as igrejas que atuam em disconformidade com a Bíblia, que desmentem a Bíblia e que Deus é uma força comparada a qualquer energia, por conta da tradição, seja dos pais, seja dos prédios, seja de outro tipo, estão tão agarrados a tradição que esqueceram a essência.
Alguns líderes cristãos, aqui no Brasil e fora dele ainda resistem ao novo como se o novo fosse maligno, resistem a estratégias como se elas fossem coisa do inferno, se negam a usar qualquer estudo , ciência, método, modelo que não seja aquele usado pelos cristãos mais antigos, os pais da igreja. Isso é uma pena pois nesse caso cabe bem a palavra do poeta de minha juventude quando dizia “ O passado é uma roupa que não se veste mais...” herdamos a essência, a doutrina, a tradição positivamente, mas não posso pregar para o século XXI Como quem pregava no século X ou XVI, e , creio, nem mesmo como quem pregava no século XX. Não cabe mais mensagens sem aplicações para a vida, sem ligação com o dia a dia, exposições estafantes de histórias bíblicas que nada dizem ao que se está evangelizando e que agradam muito aos evangelizados, discurso sem efeito em um mundo relativista...
Inovar foi sempre uma marca da igreja, ela inovou com Jesus chocando os tradicioalistas, inovou com Paulo na Grecia pregando ao Deus desconhecido, inovou na perseguição se escondendo nas catacumbas, inovou com a religião das casas e não dos templos, mas parou de inovar quando se rendeu a Constantino e gerou uma enfermidade chamada política eclesiástica, trouxe um tumor maligno chamado rígida hierarquia, posições e cargos....
Mas tem inovado ao longo dos anos, mesmo sofrendo tanta oposição dos líderes eclesiásticos. Tem inovado com o resgate das células e hoje tem inovado coma busca de uma igreja contemporânea, com um discurso atual, vivo, que seja fincado, não nas regras e nos ritos, mas em um relacionamento direto com Deus através de Jesus Cristo. Jesus disse algumas coisas importantes e que deveríamos prestar atenção, vamos ver algumas delas:

“Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer!” Respondeu Jesus: “E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês? Mt 15:2-3

Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: “Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos ‘impuras’?” Ele respondeu: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: “ ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens. Mt 7:5-7

vocês o desobrigam de qualquer dever para com seu pai ou sua mãe. Assim vocês anulam a palavra de Deus, por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como essa”. Mt 7:12-13

Essas são algumas das passagens que mostram o tradicionalismo e portanto é visto por Jesus como algo negativo. Mas a tradição, ou seja a essência é vista na Bíblia como positiva. Veja o que Paulo escreve aos tessalonicenses

Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo nós lhes ordenamos que se afastem de todo irmão que vive ociosamentea e não conforme a tradição que vocês receberam de nós. 2 Ts 3:6

Os religiosos , via de regra tem uma preocupação com a quebra de costumes. Os líderes Judeus, argumentavam com Estevão sobre o que “ esse Jesus” faria... perceba aqui qual é a maior preocupação deles

Pois o ouvimos dizer que esse Jesus, o Nazareno, destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos deixou”. At 6:14

Não, decididamente essa não é a minha preocupação. Tenho me preocupado em alcançar pessoas com a graça, ministrar em suas vidas com efeito e leva-las a possibilidade de viver a eternidade no céu.
Para isso, não foco em nenhum tradição, não acho que o discurso da idade média se adeque ao de hoje, não pregaria como os chamados “pais” da igreja e sim na essência do que eles disseram..
Estou aberto ao novo, aberto ao que seja impactante, buscando ser líder de uma igreja que seja relevante e faça realidade os propósitos de Deus de levar todo ser humano a a adorá-Lo na sua santidade, servi-Lo servindo ao próximo, Imita-Lo crescendo na Sua Palavra, vivendo em Sua família em comunidade e, tendo como missão a Sua missão..para que nenhum se perca.
Para isso, vou tentando seguir as letras vermelhas daquela minha Bíblia, as letras de Jesus.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

tempos difíceis esses para construir uma família...( trecho da mensagem do domingo 11.10.09)


...Eu posso estar indo longe, mas até creio que existem casos que casais deveriam até optar por não terem filhos,ou pensar muito antes de tê-los, Porque?
1º porque o mundo de hoje é bem diferente e bem mais difícil
2º porque os pais hoje tendem a ser muito mais feridos e marcados do que em outros tempos...Deixe-me explicar
Criar uma família de 5 filhos, uma sogra e agregados, em meu tempo, custava aos meus pais muito menos do que custa a mim criar dois filhos hoje. Meu pai era Sgt da aeronáutica, morávamos em uma vila, afastada, sem asfalto, sem tráfego, os maiores perigos que eu corria eram talvez uma cobra no mato ou cair de uma árvore..
Eu podia andar de bicicleta ( não andava porque não tinha uma), podia jogar bola, correr na rua, brincar de polícia e ladrão, de garrafão... podia andar só, pescar na praia, explorar a vizinhança... Eu não sabia muito do mundo, a revista era O Cruzeiro, não tinha Caras, Playboy... não havia novelas perniciosas e Dona Maroca era a peste da novela redenção por ser fofoqueira....
Minha comunidade eram meus amigos e não o orkut, minha conversa era depois da janta na calçada cara a cara e não no msn, meu sono era tranquilo e minhas traquinagens que aperriavam minha mãe eram dormir sem tomar banho ou no máximo não fazer a lição... eu queria ter sido pai nesse tempo..
Hoje, você tem 2 filhos e eles tem 500 amigos virtuais em sua comunidade e a maioria deles nunca viu, um desses pode ser um pedófilo, um marginal... seus diálogos são com gente de todo mundo e sua filhinha de 12 anos pode estar namorando virtualmente com um Suiço ou dinamarquês que em breve pode bater em sua porta dizendo “ I love her...” .
A bicicleta de seus filhos se enferruja no seu prédio pois não tem onde andar, na calçada ninguém fica porque pode ser assaltado ou morto, um bala perdida pode achar você em qualquer lugar e o ónibus que ele toma para voltar da escola pode ser assaltado e aquele tenis do natal pode ser roubado...
O que eles vêem na TV são lições de perversidade e ódio, os programas mostram contra valores e tem fácil acesso, as lan houses são onde eles aprendem a matar com armas poderosas, a Internet dá fácil acesso a pornografia ..Os tempos são difíceis mesmo... é um fato...
Meu pai chegava em casa cedo e após o café sentava na calçada para conversar... a maioria das vezes que vc chega em casa seu filho(a) já está no 3º sono ou ocupado demais com a sua comunidade virtual da qual você não faz parte...
Os adolescentes de minha época saiam numa noite para uma festinha, bebida era raro, paqueras, dançar e voltar para casa a pé contando as aventuras das danças e alegrias de um possível beijo...
Mas a noite de hoje é diferente e o que acontece é ameaçador, a bebida é livre e quem ñ bebe é fraco, sexo é livre e ficar com vários ou varias numa noite é comum e dá ibope...
Antes divórcio não era sequer legal, algumas doenças venéreas, mesmo assim eram raras, bebida , muito mais difícil... 30 anos atrás dizíamos I want to hold you hand... hoje a coisa é direta e diz eu quero sexo com você, e quero hoje.
30 anos atrás se a novela tinha um beijo sua mãe dizia saia da sala e hoje? Torcem juntas pela amante. Valores mudaram... as artes mostram a indefinição, pinturas de antes era algo realista..Monet, Picasso expressavam algo vivo... mas hoje a arte é moderna e mostra a indefinição a dúvida e o relativismo..
Duas pessoas no museu diante de um mesmo quadro:
O que você vê? Eu vejo uma alma em turbulência, um espírito em mudanças..
E você , vê o que? Eu vejo o céu infinito, as estrelas em metamoforse..
Mas onde estão as estrelas?
Aqui no canto.. não vê?
Não...
isso? Mas isso é assinatura do artista...
ops...
Bill Hybbels disse uma vez que ele achava que a definição para arte moderna é a seguinte.. uma conspiração entre os artistas e as pessoas ricas para fazer o resto de nós nos sentirmos estúpidos... mas e agora? estamos na arte pós moderna..E não me chamem para uma exposição dessas pois já tenho muita coisa para me sentir estranho nesse mundo
Pessoas em torno de uma obra de arte... qual é a obra? Um vaso sanitário pendurado por correntes.. arte? A única relação entre um vaso sanitário correntes e prisão é uma angustia que se resolve com lacto purga. não sou bobo e faço questão de dizer isso.
É um tempo difícil e muito diferente... e criar uma família nesse contexto é algo que deve ser pensado e trabalhado...Um casamento hoje precisa ter bases para criar filhos..isso é consenso entre todos os especialistas em família. Por isso a pergunta, seu casamento é sólido suficiente para isso?

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Casamentos disfuncionais geram famílias disfuncionais



Disfunção: Que apresenta anomalia
Anomalia: Desvio acentuado de um padrão normal; anormalidade, desigualdade, irregularidade
Fonte: Dicionário Michaelis

Não resta nenhuma sombra de dúvida que o título desse artigo reflete uma realidade. Porém, como poderíamos caracterizar um casamento disfuncional? Como diz o Michaelis ou diria o Aurélio, é aquele casamento que apresenta um desvio da normalidade. Mas ainda assim, vivendo no século XXI na efevercencia da pós modernidade alguém poderia dizer “ não nada normal ou anormal, apenas depende do ângulo que se percebe” O nome disso é relativismo e faz parte de nossa realidade, de nosso dia a dia.
A questão no entanto deve ser percebida pelo ponto de vista de quem a faz. Na perspectiva cristã existem os valores que são imutáveis, na perspectiva cristã o relativismo é um substantivo sem utilidade. Deus , o Deus dos cristãos não admite relativismo, o Deus dos cristãos não tem crise de identidade, ele é absoluto ele é o “ Eu Sou” . Jesus Cristo não foi relativista quando disse “ Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim ...” Jo 14:6. Para o Deus cristão o sim e sim e o não é não.
Dentro do espectro da normalidade cristã, do padrão bíblico, o casamento tem um propósito definido. “ Crescer e multiplicar” Multiplicar valores, multiplicar moral, multiplicar caráter, multiplicar decência, multiplicar ordem... existe sim, uma normalidade na perspectiva cristã.
Duas pessoas que se encontram, se apaixonam, começam a se amar e desenvolvem um sentimento que os leva a conclusão que é cantada por Salomão nos cantares Bíblicos como “ eu sou do meu amado e meu amado é meu Cantares 6:3.
Casamentos funcionais são assim, o encontro de duas pessoas que passam a se amar , apesar delas mesmas e de todas as suas imperfeições. Casamentos funcionais compreendem o papel de cada conjuge, compreende o desejo de cada um e procura satisfazê-los numa prova inquestionável de que se ama e que amar envolve também sacrifício.
Casamentos funcionais são assim, subentende o amor que leva cada qual a entender o outro vendo pela sua perspectiva.
Casamentos funcionais, compreendem marido e mulher que se tornam pai e mãe e que, se multiplicam em amor e exemplo aos seus filhos.
Casamentos funcionais, mostram na naturalidade o amor e o respeito como valores inestimáveis e base de todo o entendimento de um casal.
Casamentos funcionais, funcionam dentro da normalidade e a normalidade é o amor e a dedicação.
Casamentos funcionais seguem os votos feitos um dia do amar e cuidar de ti até que a morte nos separe e isso se dará na riqueza ou na pobreza, na saúde ou na doença, ou melhor ou pior a sorte... em outras palavras, casamentos funcionais dizem assim: “ estou contigo para o que der e vier.
Casamentos funcionais geram filhos funcionais, que entendem esses valores como parte do propósito da existência e que atitudes assim honram a Deus.
Ora se isso não ocorrer o casamento será disfuncional e como tal, não há nenhuma possibilidade de gerar famílias funcionais.
Famílias funcionais recebem e multiplicam dos pais os valores, atitudes, geram vida e respeito, promovem amor e dedicação, aceitam tudo, amam tudo e se montam sobre atitudes de zêlo, cuidado, respeito e acima de tudo amor e amor até sacrificial.
Mas retire do casamento esses valores, que motivam a sua normalidade, que lhe trazem o equilíbrio e você voltará ao inicio desse artigo quando afirmei que “ casamentos disfuncionais geram famílias disfuncionais” portanto trabalhe seu casamento e traga-o para dentro da normalidade tornando-o funcional , e que possa gerar famílias funcionais.